top of page

11/05/2015

    I Semana dos Estudantes Indígenas da UFSCar

Alguns momentos do evento

.

    Jovens Indígenas participam do Fórum Permanente das

              Nações  Unidas sobre Questões Indígenas (UNPFII).

.

23/04/2015

Imagens: Profª Roseli de Mello

Discurso de Luciano Kezo Ariabo (Povo Umutina) em nome dos povos indígenas do Brasil na ONU.

 

Representando os 29 povos indígenas estudando na UFSCar, o Centro de Culturas indígenas Cci Ufscar, e todos os povos indígenas do Brasil, em fala hoje no Fórum da ONU, ao lado de Marcondy (Povo Kambeba) e junto a Profa. Roseli Rodrigues de Mello.

 

Representante do fórum permanente de questões indígenas elogia o discurso e pede providências aos Direitos Humanos.

Fotos : AJI- Ação dos Jovens Indígenas de Dourados

Ao lado de Luciano, Marcondy (Kambeba)

Luciano Kezo Ariabo

O Fórum Permanente das Nações Unidas sobre Questões Indígenas (UNPFII) é um órgão consultivo do Conselho Econômico e Social (ECOSOC), com um mandato para discutir questões indígenas relacionadas com o desenvolvimento econômico e social, cultura, meio ambiente, educação, saúde e direitos humanos .
 
O Fórum iniciou em 20 de Abril e irá ocorrer até 1 de Maio.
O Jovem Indígena Luciano Ariabo Kezo do povo Umutina de Mato Grosso, diz que esta feliz por poder participar pela primeira vez de um Fórum importante para povos Indígenas, atualmente ele cursa Letras na Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR. Participa como Bolsista do Fundo de Financiamento da ONU, ele ressalta a participação de Jovens e declara que esta sendo uma experiência ímpar pois, conhece e dialoga com povos indígenas de diferentes partes do mundo. Além do mesmo, participa do Fórum com apoio da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR o jovem Marcondes Mauricio do Povo Kambeba da Amazônia, juntamente com sua professora Rosely Mello.

 
A Jovem Indígena Guarani Kaiowá, Indianara Ramires Machado participa pela segunda vez e expôs a situação dos jovens indígenas da Terra Indígena de Dourados de Mato Grosso do Sul.
 
Além do Fórum ocorre cerca de 85 eventos paralelos, na hora do almoço, à noite e durante as reuniões fechadas do Fórum Permanente, nas instalações e fora das Nações Unidas. Eles são organizados por Povos Indígenas Organizações, os Estados-Membros, organismos das Nações Unidas e outras organizações intergovernamentais, ONGs e outros.

Matéria de: AJI- Ação dos Jovens Indígenas de Dourados

bottom of page